Publicado em 03.12.2018 - Notícias - Sem comentários

CURTA O LUGAR DO OUTRO

I Mostra de Vídeo Estudantil

Apresentação

Durante todo o ano de 2018, o projeto Aprender com o Cinema em Sala de Aula é Bem Melhor, da jornalista e cine educadora Anina Dias, exibiu curtas e longa metragens para reflexão e debate com os estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Souza Leão.  Dos 6ºs aos 9ºs anos todos foram sensibilizados com uma formação audiovisual que vem aumentando a criticidade e visão de mundo de alunos e professores, deixando-os mais humanizados e aptos a fazerem vídeos com um olhar mais técnico e abrangente.

Enquanto as sessões de cinema debateram roteiros de curtas e longas-metragens sobre acessibilidade, a imensidão da poesia de Clarice Lispector, o crescimento desordenado das cidades, o bullying na escola, o isolamento das pessoas que abusam das redes sociais, a importância da preservação da memória afetiva das famílias, mais amor e diálogo nas amizade, a força e a coragem de ir atrás dos próprios sonhos; conversas e dinâmicas de trabalho dentro destas mesmas temáticas foram vivenciadas por intermédio da psicóloga, Fátima Arruda, numa parceria quinzenal muito bem sucedida. Fátima Arruda também desenvolveu um projeto de Orientação Profissional com os 9ºs anos, que surgiu da necessidade de preparar não só os alunos para o momento de escolha da profissão, mas principalmente para a oportunidade de vivenciar o autoconhecimento, do alinhamento das habilidades, características pessoais, ao significado do trabalho e da relação trabalho e projeto de vida.

“A culminância dos nossos projetos se transformou numa oficina de iniciação à produção audiovisual, que realizei com um grupo de alunos de turmas variadas, cuja metodologia foi baseada na escolha de uma foto do álbum de recordação da família: eles contam as histórias das fotos, o que ficou na memória afetiva de cada um, e a turma faz os vídeos”, define Anina Dias. O Resultado de tudo isso será visto pela comunidade escolar, pais, alunos e convidados no próximo dia 05 de dezembro, no Teatro Ariano Suassuna com a realização de Curta o Lugar do Outro – I Mostra de Vídeo Estudantil Souza Leão. O lugar do outro será sempre um mistério se não nos colocarmos nele de coração aberto. Vamos exercitar?

Para a divulgação do trabalho foi criada uma campanha publicitária, com logomarca e banner virtual, que contou com a participação do webmaster, Mavi Pugliesi na criação do desenvolvimento gráfico, com direção de criação de Anina Dias.

Novembro/2018

• LOGO_ANINA